Após a decretação do Estado de Emergência em Itabuna, determinando o fechamento temporário de escolas, comércio, realização de eventos e funcionamento parcial do transporte coletivo, entre outras medidas, foi oficializada hoje (24), a criação da Comissão de Enfrentamento e Prevenção ao Covid-19.
Entre as ações da Comissão estão monitorar os casos suspeitos de contaminação pelo COVID-19, coordenar as ações para enfrentamento em conjunto com os municípios da microrregião do cacau e o Governo da Bahia; promover ações de comunicação e divulgação de esclarecimentos e técnicas de prevenção e enfrentamento ao COVID-19; pactuar com o Governo da Bahia e suas correlatas secretarias, estratégias de combate epidemiológicos e de garantia de insumos, a coleta de material biológico, testes, medicamentos e a capacitação das equipes técnicas de atuação; e instituir normas de segurança biosanitárias a serem observadas pela população, entidades públicas e privadas.
Também caberá à Comissão, instituir protocolos de fluxo de vigilância epidemiológica, de segurança biosanitárias e de atenção ao COVID-19; publicar boletins periódicos de esclarecimento e informação; e deliberar e recomendar medidas à administração pública.
De acordo com o decreto, assinado pelo prefeito em exercício Fernando Vita, o grupo terá poderes e autoridade para determinar medidas específicas de acordo a competência de cada um dos órgãos ou entidades públicas municipais, para enfrentamento da situação de emergência.
Integram a Comissão, Fernando Gomes Vita, vice prefeito e prefeito em exercício; Maria Alice Araújo Pereira , secretária de Governo, Luiz Fernando Maron Guarnieri, procurador geral do Municipio; Valcir Goes Serpa de Oliveira, secretário de Segurança, Transporte e Transito; Uildson Nascimento, secretário de Saúde; Paulo Eduardo Santana da Silva, do Conselho Municipal de Itabuna, Dr. Eduardo Kowalski Neto, diretor médico do Hospital de Base de Itabuna; Eric Ettinger Júnior, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna; Sérgio Velanes, presidente da Associação Comercial de Itabuna; Ronaldo Abude, do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação; Dr. Rafael Andrade, do Hospital Beira Rio; Edmar Margotto Junior, da Associação os Agropecuaristas do Sul da Bahia; Tem. Cel. PM Sandro Crispim Ferreira Lopes comandante do 15º. Batalhão da Polícia Militar/Itabuna, Paulo Roberto Assis, da Câmara Municipal de Itabuna, Dr. Almir Gonçalves de Souza Filho; diretor do Hospital Regional Costa do Cacau e Daniel Thame, da Secretaria Comunicação da Bahia.

Fonte: Alessandro Santos