Um grupo de rádios, com emissoras no estado da Carolina do Norte (Estados Unidos), fechou uma parceria com a britânica Wejo para obter dados granulares sobre escutas de rádio em sua praça de atuação. A empresa, com sede na Inglaterra, organiza trilhões de pontos de dados de 20,1 milhões de veículos, dos quais 13,7 milhões estavam ativos em sua plataforma, com transmissão de dados quase em tempo real. Com isso, o grupo norte-americano saberá uma série de comportamentos sobre escuta de rádio local em veículos, podendo organizar melhor suas ações artísticas e comerciais. Acompanhe os detalhes: 

Os profissionais das emissoras da Capitol Broadcasting, que fechou a parceria com a empresa britânica, terão acesso a dados como quantas pessoas nos veículos ouvem suas estações e também emissoras concorrentes, quais rádios e formatos os ouvintes sintonizam antes e depois de buscarem suas próprias estações. Com isso, a Wejo afirma que as emissoras e os anunciantes obterão uma melhor compreensão geral do mercado competitivo e de seu público para tomar decisões mais informadas para gerar receita. 

O local de coleta de dados será a região de Wake County, onde fica Raleigh, cidade-sede do grupo norte-americano. Lá, a Wejo conta com dados de 173 mil veículos, numa região cuja população estimada é de 1.1 milhão de habitantes. E as rádios da Capitol Broadcasting nessa área são: Mix 101.5 WRAL (adulto-contemporâneo), “99.9 The Fan” WCMC (esportes), “The Buzz”, também de esportes que transmite simultaneamente em WDNC (620) e WCLY (1550) e vários canais laterais de rádio HD (digital).


“Ouvir no carro é a espinha dorsal da indústria de rádio e obter informações mais precisas sobre nosso público e mercado nos ajudará a entender melhor nossos ouvintes (...) “Os dados de Wejo foram muito perspicazes e os primeiros desse tipo para nossa indústria ver.”, afirma Brian Maloney, vice-presidente de rádio da Capitol Broadcasting, em um comunicado à imprensa, repercutido pela mídia especializada dos Estados Unidos.


“Uma das coisas que realmente apreciei com o Wejo foi o acesso aos dados reais dos ouvintes de rádio (...) Com esta plataforma, sabemos quantos auto-rádios ouviram nossas estações de rádio em nosso DMA, quando ouviram e por quanto tempo. Sem estimativas. Sem pesquisas. Apenas dados reais.” conclui Jon Accarrino, vice-presidente de transformação e iniciativas estratégicas da Capitol Broadcasting Company.


A empresa informa que os dados são anônimos, ou seja, a identidade pessoal dos ouvintes é preservada, seguindo as diretrizes de proteção de dados. E os dados não ficam restritos ao consumo de rádio via streaming, ou seja, vai mapear as escutas em FM, AM e digital.
“Ao fazer parceria com a Capitol Broadcasting Company, os dados de veículos conectados da Wejo podem mostrar nossos insights de infoentretenimento e trazer ao mercado uma maneira nova, precisa e transformadora de medir e entender as audiências de rádio veicular (...) Nossas soluções ajudarão as emissoras de rádio e anunciantes a aprender mais sobre comportamentos de escuta e concorrentes, ajudando-os a gerar receita.” afirma Benoit Joly, diretor comercial da Wejo.
Carros conectado: medir rádio e a publicidade
Não é incomum que a indústria de rádio dos Estados Unidos e da Europa busque carros conectados para medir suas atuações e gerarem novas receitas a partir de dados em tempo real. O tudoradio.com já relatou outras iniciativas recentes que vão nessa linha. Em 2020, no Reino Unido, a montadora Audi contou com a veiculação de anúncios interativos de rádio através da plataforma de inteligência artificial da Amazon (Alexa).
No Brasil, uma plataforma da BeAudio mostrou o consumo de streaming de rádio em deslocamentos por estradas, fazendo valer da medição pelo áudio digital de emissoras que contam com o serviço da empresa brasileira. Neste caso foi possível perceber que o "mapa de conexão" é similar ao da cobertura de sinal via dial das estações,A alemã Audi costuma estar envolvida na evolução de ferramentas utilizadas pelo rádio. No caso britânico, a montadora aparece como anunciante, mas anteriormente a marca participa dos esforços de evolução do rádio híbrido, tecnologia que combina o sinal de rádio AM/FM com metadados (destaque para o streaming) e pode oferecer dados em tempo real para emissoras e anunciantes, colaborando diretamente com a evolução da publicidade em áudio.


Ainda no caso do rádio híbrido e conectado, além de mais possibilidades para os ouvintes, que não deixam de ouvir a sua rádio preferida quando a sua recepção FM/AM está ausente como mostraram as apresentações feitas pela Audi em 2020, o carro conectado permite também medir a eficiência da publicidade no rádio, como a pesquisa realizada pela GM nos Estados Unidos. 

com algumas adições além da abrangência tradicional.

Fonte: Tudo de Rádio